Voltar

Entendendo Melhor as Mantas Asfálticas

Quando se fala de impermeabilização, o pensamento que tende a vir a mente é das mantas asfálticas, os famosos rolos pretos. Como é do conhecimento de muitos, a maioria das mantas são aplicadas a quente, ou seja, necessitam de aquecimento para serem aderidas tanto no substrato como nas emendas. A aplicação pode ser realizada com o maçarico que é um equipamento de aquecimento superficial da manta asfáltica, outra forma de aplicação é o asfalto modificado que é “amolecido” em um equipamento chamado aquecedor, este equipamento torna o asfalto em um elemento quase líquido, permitindo a colagem da manta. Para mais informações sobre a diferença entre a aplicação com maçarico ou uso de asfalto, leia o artigo Manta asfáltica como aderir.

As mantas asfálticas são confeccionadas com massa de asfalto, que tem variação de resistência e plasticidade de acordo com sua classe, e estruturadas com diferentes tipos de estruturantes, elas ainda divergem no tipo de acabamento.

A manta de classe A, tipo IV, pode ser considerada a manta mais elástica e durável do mercado, já a manta classe C, tipo I, tem baixíssima resistência, principalmente quando instaladas em locais com um percentual maior de movimentação.

O sistema em manta também apresenta algumas restrições, a principal delas é a necessidade de proteção mecânica sobre a camada impermeável, ela funciona realmente como uma proteção a fim de impedir que os esforços atuantes sobre a camada impermeável a danifiquem; a manta também exige encaixe nas aplicações em paredes para execução da proteção mecânica nestas áreas. Outra restrição da manta é que apesar de ser um sistema robusto e resistente a altas movimentações, não pode ser aplicado em qualquer área, como áreas que sofrem pressão hidrostática negativa (entenda melhor sobre pressão hidrostática no artigo Conheça mais sobre impermeabilizante e a pressão da água), isto porque a manta asfáltica se desplaca do substrato quando aplicada nestas condições.

O sistema de manta divide opiniões, alguns acreditam que ela é a melhor solução, já outros pensam que ela é obsoleta e que não deveria mais ser utilizada. Ir para os extremos nunca é uma boa resposta, a manta asfáltica é um sistema extremamente eficiente quando especificado e aplicado de forma correta, sua alta resistência ao rasgo permite seu uso em áreas sujeitas a esforços relevantes; o sistema também tem melhor custo benefício em aplicação de grandes áreas devido sua durabilidade.

Como desvantagem, ao especificar um sistema de manta deve-se ter atenção a regularização do substrato, aos arremates, a restrição de pressão hidrostática negativa, necessidade de proteção mecânica tornando inviável seu uso em áreas como banheiros, por exemplo.

Para entender mais sobre este sistema impermeabilizante, você pode consultar um dos técnicos da Impertudo Impermeabilizantes, que é a melhor loja de Goiânia para entender de Impermeabilização.

 

Goiânia, 20 de Janeiro de 2023

Autores: Eng Stéfany Mahara e Eng Wigor Lima, ambos Especialistas em Impermeabilização pelo Instituto IDD.