Voltar

Camadas Impermeáveis

Quando falamos de camadas do sistema impermeável, o primeiro pensamento que deve vir a sua mente é da camada impermeabilizante em si (alguns exemplos são: manta asfáltica, manta líquida, emulsão asfáltica, argamassa polimérica, manta PVC e outros), porém existem várias camadas que compõe o sistema e vamos falar um pouco sobre elas.

Uma camada que está presente em praticamente todos os sistemas impermeáveis, é a regularização do substrato, esta camada é a responsável por dar o caimento ao substrato e contribuir para uma superfície regular, uniforme e coesa; a regularização é executada previamente a impermeabilização e deve passar pelo processo de cura e secagem. Após a impermeabilização, alguns sistemas exigem a proteção mecânica que assim como a regularização é executada com argamassa de areia e cimento, esta absorve e dissipa os esforços vindos da estrutura, preservando a camada impermeável.

Outras camadas muito comuns são a camada separadora, drenante, amortecedora e de berço, vamos falar um pouco sobre elas:

  • Separadora: impede a aderência de outros materiais à camada impermeável, materiais estes que podem prejudicar a eficiência do sistema, um exemplo é a manta asfáltica, a camada separadora impede que a proteção mecânica seja aderida a manta, permitindo que os esforços dissipados na proteção não sejam transferidos para a manta.
  • Drenante: camada fundamental em áreas onde há presença de solo, como floreiras e arrimos. A camada drenante auxilia na condução da água para os pontos de captação.
  • Amortecedora: com função similar a proteção mecânica, a camada de amortecimento ou amortecedora é utilizada usualmente em áreas onde a carga sobre o sistema impermeável é relevante e tende a ser causada por fatores externos (um exemplo é o acesso de veículos).
  • Berço: esta camada é utilizada em sistemas específicos (um exemplo é a membrana sintética de PVC) e protege a impermeabilização de irregularidades e agressões provenientes do substrato.

 

Para obter um sistema estanque, eficaz e duradouro é preciso se atentar as camadas que ele exige e executá-las adequadamente. Ficou dúvida? Fale com quem é especialista, a Impertudo!

 

Goiânia, 17 de Janeiro de 2023

Autores: Eng. Stefany Mahara e Eng. Wigor Lima, ambos Especialistas Em Impermeabilização pelo Instituto IDD.