Voltar

Emulsão Asfáltica - Como e Onde usar?

Por diversas vezes quando se fala em impermeabilização, o primeiro pensamento são os sistemas asfálticos. Os materiais de base asfáltica são utilizados desde os primórdios para impermeabilização, conta-se a história que na própria arca de Noé foi utilizado uma espécie de impermeabilizante de base asfáltica. Atualmente, existem mantas e membranas que contam com o asfalto como base.

Um material muito utilizado é a emulsão asfáltica, a emulsão se dá pela mistura da água (ou solvente) ao material a ser emulsionado, visualmente o líquido parece homogêneo. Este material pode formar um sistema impermeável que em condições adequadas, traz estanqueidade para a sua obra, porém, é preciso atenção ao utilizar o material em algumas situações.

A maior parte das emulsões asfálticas do mercado (Ecol 2, Vedalage Preto, Igol Eco Asfalto, Denverfrio Asfalto) não tem resistência a exposição solar, ou seja, se o intuito é impermeabilizar sua laje de cobertura, a mesma deve receber proteção mecânica. O material deve ser tratado como um impermeabilizante e não somente uma pintura, ou seja, deve atender ao consumo mínimo estabelecido pelo fabricante para obter eficiência.

Além disso, a emulsão apresenta flexibilidade razoavelmente inferior a um sistema com manta asfáltica, não sendo recomendadas para áreas de grandes dimensões; a emulsão também, assim como a maioria dos sistemas necessita de uma preparação adequada do substrato e de estruturação dos pontos críticos. Quer usar emulsão asfáltica em Goiânia, mas ficou na dúvida? Fala com a Impertudo, empresa de impermeabilizantes em Goiânia, estamos prontos para te ajudar.

Autores: Eng. Stefany Mahara e Eng. Wigor Lima,

Ambos Especialistas Em Impermeabilização pelo Instituto IDD

Data: 08/11/2022