Voltar

Conheça Mais Sobre Impermeabilizante E A Pressão Da Água

Escolher o sistema impermeabilizante ideal para sua edificação parece algo bem simples, mas na verdade não é. A escolha do impermeabilizante para seu imóvel depende de fatores, como: o tipo de estrutura, uso da área, se há exposição solar direta e muitos outros.

Um fator muito importante, é o tipo de pressão hidrostática exercida no sistema impermeabilizante.

A pressão hidrostática, é a força que um fluído faz sobre um material ou superfície. Um exemplo de grande dimensão, é a pressão que um rio faz contra a parede de uma barragem.

Na impermeabilização, a pressão hidrostática pode ter ação positiva ou negativa.

Quando esta é positiva, quer dizer que a superfície impermeabilizada está na face que terá o contato com o fluído, por exemplo, em uma piscina a impermeabilização está na parte interna e é ali onde estará contida a água.

A pressão negativa, é quando a superfície impermeabilizada está na face oposta ao contato com o fluído, ou seja, o fluído passa pela estrutura antes de ter o contato com a impermeabilização, um exemplo é a impermeabilização interna de uma parede em contato com o solo.

Mas o que isso afeta na escolha do impermeabilizante? O impermeabilizante flexível NÃO deve ser utilizado em locais onde a pressão hidrostática exercida na camada impermeável é negativa, pois este tipo de impermeabilizante tende a se soltar do substrato quando pressionado pelo fluído, perdendo sua eficiência.

Agora fez sentido? Mas para te ajudar a escolher o melhor sistema que se encaixa a condição do seu imóvel, a Impertudo, empresa de impermeabilizantes em Goiânia, tem uma equipe pronta para te ajudar, na escolha do impermeabilizante ideal para sua obra.

 

Autores: Eng. Stefany Mahara e Eng. Wigor Lima, Ambos Especialistas Em Impermeabilização pelo Instituto IDD

Data: 01/10/2022